Dicas
Como montar uma Serralheria
24 de dezembro de 2015
0

Têm duvidas de como montar uma serralheria? Conheça todas as etapas do planejamento. E quais ferramentas indicamos para cada atividade.

 

Uma serralheria produz esquadrias, portões, grades, portas, janelas, estrutura para coberturas e dezenas de outros itens.

Ela pode usar como matéria prima ferro ou alumínio e a maioria dos seus trabalhos são por encomenda com a maioria dos casos encomendas para pessoa física. É um trabalho que pode ser feito sem grandes problemas desde que você tenha um espaço adequado e o material necessário para executar o serviço.

Normalmente, com um número razoável de encomendas no mês, é uma atividade bem rentável para quem deseja se tornar o próprio patrão.

 

Porta de ferro cinza feita em serralheria

Exemplo de porta de ferro feita em serralheria

 

Por ser uma atividade de crescimento contínuo, a atividade apresenta boas opções para recepcionar novos empreendedores. Lembre-se, que nesse tipo de atuação, é indispensável o bom atendimento, ótima prestação do serviço e uma rigidez muito grande com o prazo de entrega acordado com o seu cliente para que a indicação de novos clientes aconteça.

Antes de começar a operar o negócio, você precisa levantar a documentação necessária para abrir uma empresa (você pode consultar o SEBRAE sobre os documentos necessários), lembre-se que é muito importante escolher corretamente o local onde vai ser a sede da oficina. Verifique com a Prefeitura ou outro órgão responsável se a área que você escolheu permite a abertura da serralheria, e quais são as adaptações necessárias para a abertura, como por exemplo uma possível preocupação com isolamento acústico. Por se tratar de uma atividade barulhenta, preste muita atenção nesse detalhe, pois é um motivo muito comum de reclamação o barulho dessas oficinas.

Como em todos os novos negócios, a divulgação não pode ser esquecida. Divulgue em sua área de atuação, seja ela bairro, cidade ou região metropolitana com banners ou até com panfletagem oferecendo algum beneficio para o cliente que fizer a encomenda. Lembre-se também de criar um site da empresa e trabalhe a divulgação desse site nas mídias de internet ou fazendo o cadastro no Google Meu Negócio. Outro detalhe importante é oferecer algumas opções de formas de pagamento. Uma máquina de cartão com parcelamento por exemplo vai aumentar a chance de fechar o seu orçamento por causa da facilidade para o seu cliente. Você também pode oferecer um pagamento por PagSeguro por exemplo onde o cliente paga para a operadora em até 12x e você recebe o valor em poucos dias, descontadas as taxas de administração.

O trabalho em serralheria é uma atividade arriscada onde um descuido pode causar uma mutilação por exemplo, então equipamentos individuais como máscara, luva e roupa apropriada são muito importantes para que a atividade seja realizada com segurança. Além disso, se você tiver funcionários, nem pense em permitir que eles trabalhem informalmente porque um acidente pode deixar o trabalhador completamente desamparado e o empregador com sérios problemas com a justiça. Não esqueça de fazer o seu recolhimento também, afinal, você está sujeito aos mesmos riscos.

 

Homem usando uma máscara de serralheiro para proteger os olhos

Máscara de Serralheiro para proteção dos olhos

 

Após essa explicação, gostaríamos de apresentar uma lista de ferramentas para montar uma serralheria:

– Furadeira de impacto: são furadeiras produzidas para trabalhos pesados, com potência e rotação elevadas, sendo capazes de perfurar peças de aço, estruturas de ferro e de concreto com perfeição. Uma das mais recomendadas é a Furadeira de Imp. Makita c/ 2 Velocidades HP 2070X.

Exemplo de furadeira de impacto com detalhes em verde e prata.

Furadeira de Imp. Makita c/ 2 Velocidades HP 2070X | As Máquinas

– Lixadeira: é ideal para desbaste de superfície em atividades relacionadas à construção civil, bem como trabalho na oficina, como lixar componentes e peças completas. A Lixadeira Orbital Dewalt – D26441 é perfeita para trabalhos que exigem movimentos circulares, precisos e muito rápidos. Já a Lixadeira de Cinta Makita – 9032 atende perfeitamente o trabalho de tratamento de superfícies variadas, formadas por plástico, madeira ou metal, fazendo a retirada e desbaste do excesso do material.

Confira abaixo um video sobre as Esmerilhadeiras Makita.

– Esmerilhadeira: este é um equipamento capaz de fazer cortes e realizar o desbaste em velocidade elevada, auxiliando no trabalho de acabamento das peças de aço e ferro, sendo utilizada, em alguns casos, para polir e lixar. O ideal, neste caso, é ter um Combo Makita SSP – SSK0002, com conteúdo completo para sua serralheria ficar preparada para todos os tipos de serviços.

Kit de ferramentas com maleta para Serralheria.

Combo Makita SSP – SSK0002

– Moto esmeril: essa ferramenta foi desenvolvida para desbastar, dar acabamento preciso em cantos, fazer afiação, retirar tintas em excesso e remover rebarbas. O Moto Esmeril Makita – GB801 é completo e profissional.

– Jogo de chaves: sem dúvidas, além das chaves comuns ao exercício de serralheiro, como chaves de fenda e chaves Philips, você vai precisar ter chaves específicas. Na hora do trabalho, não dá para ficar na mão. Conheça o Jogo de Fresas para Tupia – Rocast e o Jogo de Pontas Makita para Furadeira / Paraf. – D – 15702.

– Tesoura Faca: a Tesoura Faca Bosch – GSC 2,8 é uma tesoura completa, capaz de fazer cortes de todos os tipos em materiais mais complexos, espessos e comuns na rotina de uma serralheria.

– Multicortadora: a Multicortadora Bosch – GOP 10,8 V-LI possui a vantagem de ser versátil e atender o serralheiro em cortes necessários em todos os tipos de obra e de serviço, apresentando-se como uma ótima opção de custo/benefício.

Equipamentos básicos

Com estes equipamentos básicos de uma serralheria, todos oferecidos pela loja virtual As Máquinas, é possível começar um trabalho sério, competente e rigoroso, oferecendo ao cliente resultado de alta qualidade. Investir em equipamentos de marcas reconhecidas é o primeiro passo para ter uma oficina completa por um longo tempo, destinando o capital inicial para equipamentos com durabilidade garantida. A equipe da loja As Máquinas está à disposição para oferecer mais informações sobre os equipamentos necessários para montar uma serralheria.

 

Posts Relacionados

Relacionados

/ Talvez você queira dar uma olhada nestes aqui também...

CUIDADOS COM FERRAMENTAS ELÉTRICAS PORTÁTEIS

<div class="addthis_toolbox addthis_default_style"...

Leia mais...

Ferramentas manuais: dicas

<div class="addthis_toolbox addthis_default_style"...

Leia mais...

Diferença entre Furadeira e Parafusadeira

<div class="addthis_toolbox addthis_default_style"...

Leia mais...

Seja o primeiro a comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>