Dicas
Reciclagem de baterias das ferramentas sem fio
14 de janeiro de 2016
0

Quando a bateria da sua ferramenta sem fio começar a apresentar problemas, chegou a hora de pensar na forma correta de descartá-la.

Muitas pessoas, ainda hoje, não se preocupam e simplesmente jogam a bateria fora, sem se dar conta de que estão causando um problema muito grave para toda a sociedade. Há também quem fique completamente perdido com relação a isto e opte por guardar a bateria já sem uso em algum lugar seguro, acumulando um grande número de baterias de diversas marcas e tipos. Mas será que são somente estas as opções que existem? O que fazer com a bateria depois que ela para de funcionar?

Bateria - Ferramenta Elétrica sem fio - Makita

Exemplo de Bateria para ferramenta Makita

As pilhas e baterias são um grave problema ambiental. Todos os anos milhares de pessoas simplesmente descartam o material em qualquer lugar, fazendo com que vão parar em lixões não preparados para este tipo de resíduo. Ou pior ainda, fazendo com que vão parar em incineradores, onde serão queimadas. Desta forma, as baterias acabam contaminando de forma muito perigosa o solo, o ar e a água, causando problemas para toda a sociedade no futuro, já que podem causar o acúmulo de metais pesados no ar que respiramos, no alimento que ingerimos e na água que bebemos.

Combo Makita - LX2071M

Combo Makita – LX2071M

Mas então o que fazer com a bateria da sua ferramenta sem fio quando ela para de funcionar?

O correto é fazer a separação destes materiais e enviar para a reciclagem. Sim! Todas as baterias podem ser recicladas. Assim, estes itens tão perigosos para nossa saúde deixam de ser um problema para o meio ambiente e passar a ser uma verdadeira solução para a indústria.

Por isso muitas marcas de ferramentas sem fio têm investido em ações de pós-venda, solicitando que os donos devolvam as baterias para o fabricante, assim que elas pararem de funcionar. Quando as baterias são recebidas na fábrica ou na central de reciclagem, elas são separadas de acordo com o seu composto químico e manuseadas com todo o cuidado.

Tudo que for considerado perigoso para o meio ambiente ou para o ser humano, como por exemplo, metais pesados e outros compostos químicos, é retirado e descartado da forma correta, evitando qualquer tipo de contaminação futura.

Por outro lado, todos os outros materiais que podem ser reaproveitados são reutilizados na produção de novos produtos. Ou seja, com a reciclagem, todo mundo sai ganhando, principalmente o planeta.

Paraf. / Furadeira a Bateria 18V Makita - BDF452RHEW

Paraf. / Furadeira a Bateria 18V Makita

Mas atenção! Alguns cuidados precisam ser tomados antes do envio da bateria para o fabricante:

* Não viole a bateria

* Não exponha ao calor excessivo

* Não molhe

Quer saber onde levar a bateria? O melhor é entrar em contato direto com a central de atendimento do fabricante da ferramenta ou então na loja onde você efetuou a compra. Algumas marcas fazem parcerias com o varejo para que juntos consigam reciclar o maior número de baterias possível.

imagem BUC122RFE‹› Motosserra a Bateria Makita - BUC122RFE

Motosserra a Bateria Makita – BUC122RFE

Infelizmente, o número de baterias vendidas hoje ainda é muito maior do que o número delas que voltam para a reciclagem. Mas agora que você já sabe, vai passar a descartar da forma correta, não vai? Fazendo a sua parte hoje, você garante um planeta mais saudável amanhã. A Makita por exemplo , possui um programa de reciclagem de baterias nas suas filiais. Tire as suas duvidas no telefone: SAC – 0800-019-2680.

Parafusadeira / Furadeira de Impacto a Bateria Makita – DHP480

Posts Relacionados

Relacionados

/ Talvez você queira dar uma olhada nestes aqui também...

CUIDADOS COM FERRAMENTAS ELÉTRICAS PORTÁTEIS

<div class="addthis_toolbox addthis_default_style"...

Leia mais...

Ferramentas manuais: dicas

<div class="addthis_toolbox addthis_default_style"...

Leia mais...

Diferença entre Furadeira e Parafusadeira

<div class="addthis_toolbox addthis_default_style"...

Leia mais...

Seja o primeiro a comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>